A popularidade do BBB23 e o impacto na publicidade
A casa mais vigiada do Brasil, o BBB23, está no ar para conquistar a audiência e impactar a publicidade
O reality show mais assistido está no ar! Estamos falando do Big Brother Brasil, que está em sua vigésima terceira edição. Este ano, muitas novidades foram reveladas, gerando curiosidade e expectativa nos telespectadores ao longo dos três meses de duração do programa.
Mas não é só a televisão que é movimentada pelo BBB23. Na verdade, o mercado publicitário também é impactado. Muitas marcas e empresas aproveitam e surfam na onda da popularidade que o reality show tem.
É uma oportunidade interessante para alavancar produtos e serviços. Mas é preciso ter cuidado para que as iniciativas não pareçam forçadas ou fiquem na linha tênue do marketing de emboscada.
Que tal entender mais sobre a popularidade e relevância do BBB23 no cenário da publicidade e do marketing digital? Venha espiar com a gente!
BBB23 com 1 bilhão de reais de patrocínio
Não há como negar que o BBB23 já estava fazendo sucesso antes mesmo de estrear oficialmente. Isso porque, nesta edição, a TV Globo fechou dois contratos inéditos de publicidade que causaram grande repercussão: Riachuelo, marca de roupas, e Nestlé, empresa alimentícia, já chegaram confirmando presença.
Com os novos acordos, os contratos de patrocínio e anúncios ultrapassaram a marca de 1 bilhão de reais, atingindo um recorde. Na edição passada, o faturamento inicial foi de R$ 700 milhões.
As marcas de maior destaque, classificadas como patrocinadoras, totalizaram 17. Já as ações de publicidade contam com a presença de 30 marcas.
Vale destacar que, faltando pouco tempo para sua estreia, o BBB23 fechou com o Mercado Livre, que entrou para substituir as Americanas ― envolvida em inconsistências contábeis milionárias.
Mas isso não causou prejuízos à emissora, pelo contrário. A busca dos patrocinadores foi tão grande que o programa teve que abrir uma cota extra. Um dos maiores impulsionadores é, sem dúvidas, o que o mercado publicitário chama de “efeito de mera exposição”.
Sabe aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”? Então, esse efeito se dá quando uma marca é lembrada positivamente pelo consumidor em seu momento de compra ou de indicação a amigos e familiares.
Para se ter ideia do sucesso da casa mais vigiada do Brasil, a edição de 2022 teve a maior votação em uma final na história do programa. E mais: cerca de 95% das marcas que participaram da temporada constataram favorabilidade, resultado do interesse do público após as campanhas.
Repercussão, polêmica e engajamento nas redes sociais
Falem bem ou falem mal, o Big Brother Brasil tem uma repercussão enorme em diversos canais, principalmente na televisão e na internet. Inclusive, a edição de 2022 contou com, aproximadamente, mais de 80 milhões de menções nas redes sociais.
Nesse contexto, o destaque vai para o Twitter: a edição 22 contou com mais de 132 milhões de tweets. O veículo tem o maior número no que diz respeito à relevância em publicações, já que é onde o público faz mutirões para votação, amplia o debate de discussões que acontecem dentro da casa e, até mesmo, conhece melhor a vida de cada participante.
E é claro que o fenômeno do BBB, no misto de repercussão e polêmicas, tem também números que demonstram muito engajamento e visibilidade. Empresas de diversos segmentos aproveitam o momento para surfar um pouco na audiência, fortalecer a marca e alavancar o relacionamento com o público-alvo. Quando se tem boas ideias, é possível viralizar bastante.
BBB23 e marketing digital: a dupla que pode dar certo no seu negócio
A vida real não é um jogo. Então, não é qualquer estratégia de comunicação que vai impulsionar a relevância da sua marca. É preciso ter cuidado para que as iniciativas não pareçam “forçadas” para o seu público, causando estranheza ou, até mesmo, desinteresse.
Então, veja algumas dicas antes de pegar essa onda:
Faça uma imersão no programa
Se você pretende inserir o BBB23 em suas estratégias de marketing, é preciso entender como o programa funciona. É interessante saber os destaques de edições passadas, dias e horários de provas, quando acontece a formação do paredão e até alguns jargões.
Com essas informações, é possível pensar com antecedência em formas de engajar a sua marca, como perguntando aos seus seguidores para quem eles estão torcendo ou recriando alguma prova que gerou bastante audiência.
Pense em iniciativas de conexão
E já que estamos falando de formas de engajar a marca ao público por meio do reality, é extremamente importante focar na conexão. Ou seja: em como a marca consegue interagir com o programa e, assim, impactar o público.
Existem alguns momentos-chave no programa, participe deles com os seus seguidores. Vale refletir que sua empresa pode ser uma grande aliada para proporcionar uma boa experiência aos seguidores mesmo eles não estando dentro da casa, como um post divertido em dia de festa no reality.
Aproveite (muito) o timing
Memes, bordões e falas com potencial de fazer sucesso entre os telespectadores vão acontecer sem hora e data marcada. Por isso, o timing é um dos segredos para que as suas ações realmente alcancem as pessoas.
Inclusive, é também uma forma de humanizar a marca, criando uma proximidade com o seu público. Para se atualizar sobre os acontecimentos, acompanhe as principais hashtags e canais que divulgam informações do BBB23.
Além de entretenimento, a casa mais vigiada do Brasil também entrega diálogos que têm muita repercussão, tendências de moda, memes e recordes em audiência. Mas, principalmente, proporciona uma gama de insights e ideias para que empresas de todos os tamanhos e segmentos possam entrar na onda e conquistar bons resultados nas estratégias de marketing digital e ações publicitárias.
E você, já fez seu planejamento digital considerando o BBB23? Deixe a resposta nos comentários!
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