influência das cores

A influência das cores na publicidade online

Inconscientemente, as cores afetam como percebemos o mundo e influenciam nossas decisões, principalmente, em relação às marcas e serviços que usamos 

Você já se perguntou por que certas marcas usam certas cores no seu marketing? Um caso clássico é o vermelho da Coca-Cola, que até ganhou um tom de esmalte só pra si. A Coca-Cola não escolheu essa cor aleatoriamente; por trás do vermelho, existem razões e motivações específicas.

De forma subconsciente ou não, as cores afetam a forma como o mundo é percebido e a psicologia das cores desempenha um grande papel na publicidade.

As cores que você escolhe para o marketing digital, publicidade, design de um site,  também podem afetar a experiência do usuário e influenciar a ação. Ao criar anúncios, banners, call-to-action e outros, geralmente, se recorre à psicologia e a influência das cores.

A cor é uma excelente maneira de chamar a atenção e transmitir significado. Você pode ter o melhor conteúdo, mas se o cliente não responder com uma conexão emocional positiva com as cores, sua marca estará fadada a fracassar. A cor também tem o poder de definir como a marca é percebida pelo cliente. Ao construir sua marca em torno da cor, você deve escolher uma que represente a associação desejada e aplicar consistentemente a cor ao seu logotipo, publicidade e design do site.

Como escolher a cor ideal?

Pense em quais são os seus objetivos de marketing e qual resposta você deseja de seus clientes.  Ao projetar um site ou marketing digital, considere qual cor pode direcionar o tráfego, cliques e incentivar os usuários a agir ou comprar. Importante lembrar: não existe uma cor única que seja A MELHOR para aumentar as taxas de conversão; tudo é desenvolvido conforme o seu público-alvo e a mensagem desejada. Não é porque tal empresa usou um botão de call-to-action verde, que para você, irá funcionar, ainda mais se toda a sua identidade é focada no amarelo, por exemplo.

Saber usar a influência das cores pode ajudar na hora de desenvolver a  conexão emocional. Diferentes combinações provocam diferentes respostas emocionais. Além das associações emocionais, as cores criam conexões para as marcas e os sentimentos que as envolvem. Fazer um uso eficiente das cores, pode ser a garantia de que seu cliente te reconhecerá e atribuirá valores positivos à sua marca, em meio a tantas outras informações. 

Nas plataformas digitais, a maior parte do contato da marca/produto/serviço com o cliente acontece visualmente. Assim, o uso das cores proporciona à marca a possibilidade de atuar e direcionar as sensações dos consumidores em potencial, sem a necessidade de contato pessoal, somente pelo apelo visual.

A psicologia das cores é o estudo sobre como elas afetam percepções e comportamentos. Em marketing e branding, a influência das cores está focada em como elas impactam as impressões sobre uma marca e se elas convencem ou não os consumidores a considerar marcas específicas ao fazer uma compra.

As cores e seus principais significados

Vermelho

O Vermelho é uma cor clássica, estrategicamente usada para chamar atenção imediata dos consumidores. Por isso mesmo, frequentemente, empresas usam-se do vermelho nos botões de call-to-action como comprar e clique aqui. O vermelho atrai compradores impulsivos. 

Como uma das cores mais agressivas do espectro, sua cor evoca emoções fortes como excitação, poder, amor, energia, senso de urgência, paixão, desejo, amor, raiva, violência e perigo.  Outro fato interessante sobre a cor vermelha é que ela pode aumentar fisicamente os batimentos cardíacos, a respiração e o metabolismo. 

Além da Coca-Coca, exemplo citado logo acima, a Netflix e o Youtube também usam o vermelho em seus logos e branding. E como esquecer do McDonald’s? O tom combinado ao amarelo,  desperta ainda a paixão, que é como a grande cadeia de fast-food quer que você se sinta em relação aos seus hambúrguers… Amo muito tudo isso! Faz sentido?

Laranja

Alegria, agressão, mudança e apelo à ação. Entre o vermelho e o amarelo, o Laranja é mais forte que o segundo, mas mais amigável que o primeiro. Os seus tons mais escuros são associados à estação do outono e à terra.

O Laranja reflete entusiasmo, excitação e calor. É também a cor da cautela. No marketing, significa agressão e é também usado para influenciar compradores impulsivos. Marcas que usam laranja são consideradas como alegres e confiantes. 

Algumas marcas que utilizam essa cor: Fanta, Harley-Davidson, Amazon e Nickelodeon.

Amarelo

O Amarelo evoca felicidade, positividade, otimismo, energia, alegria, juventude e clareza. As marcas podem usar um toque de amarelo no fundo de seus sites para gerar mais engajamento.

Essa cor também estimula o processo mental e a comunicação. Algumas marcas que utilizam essa cor: Nikon, Shell e Habib’s.

Verde

O Verde significa natureza, saúde, transmite serenidade e tranquilidade nos consumidores. Também significa frescor, esperança e crescimento. O verde escuro representa riqueza e estabilidade. Marcas que segmentam seus produtos como naturais, frescos ou orgânicos costumam usar muito o verde.

A Starbucks usa bem o conceito de relaxamento, convidando os clientes a tomarem um café em um dia estressante. Você já reparou isso? 

Algumas marcas que utilizam essa cor: Animal Planet, Starbucks, Spotify e Android.

Azul

O Azul evoca confiança, força e segurança. É essa sensação que torna o azul a cor preferida de instituições financeiras para criar uma atmosfera de confiança e responsabilidade (repare no logo do Itaú, Caixa Econômica, entre outros).  Também é a cor mais usada por marcas conservadoras que buscam promover a confiança em seus produtos.

Além disso, o azul também está associado à paz, água, tranquilidade, calma,  produtividade e lealdade.  A cor azul geralmente é utilizada para promover produtos e serviços relacionados à limpeza, ar e céu – como companhias aéreas, aeroportos, sistemas de ar-condicionado-, água e mar – viagens marítimas, água mineral.

Algumas marcas que utilizam essa cor: Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, Ford, HP e Facebook.

Roxo 

O Roxo está associado à nostalgia e ao sentimentalismo. Em seus tons mais escuros, denotam luxo e lealdade. A cor é a favorita de marcas criativas. Além disso, o roxo é associado à 

realeza, sucesso, criatividade, sabedoria, dignidade e status.  

O Roxo é a mistura da estabilidade do azul e o poder do vermelho, sendo muito comum para itens de marcas de luxo. Essa cor também costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.

Algumas marcas que utilizam essa cor: Yahoo, Vivo, Fedex, Taco Bell.

Branco

O Branco é a cor da pureza e está associado à segurança, limpeza, pureza e neutralidade. Ele tem uma conotação positiva e pode ser usado com praticamente qualquer cor.  É a cor mais comum em anúncios de cupons e descontos. 

Algumas marcas utilizam o branco geralmente na tipografia e no contraste com outras cores, como o Google.

Preto

O Preto é reconhecido internacionalmente por representar autoridade, sofisticação, elegância, poder e controle. Marcas de luxo e empresas de tecnologia costumam usar o preto para transmitir a ideia de alta qualidade nos seus produtos e serviços. Ele domina principalmente as indústrias de embalagens de cosméticos de alta qualidade, especialmente batons e blushes de luxo. Já reparou que toda embalagem da Chanel geralmente é preta, incluindo a tampa dos frascos de seu perfume? 

Algumas marcas que utilizam essa cor: Adidas, Chanel, Gucci e Nike.

Cinza

O Cinza é a junção do preto e branco, resultando em uma cor neutra. Ele tende a ser utilizado para ressaltar outras cores, devido a sua neutralidade. É comum o uso do cinza em empresas de tecnologia e no universo corporativo, já que transmite a sensação de solidez, formalidade e modernidade.  

Algumas marcas que utilizam essa cor: Apple, Renault, Jaguar e Audi.

Rosa

O Rosa é uma cor delicada, que remete à feminilidade e graciosidade, simbolizando romantismo e inocência. Os tons mais fortes, como o rosa escuro, sugerem modernidade e desejo. O Rosa ainda transmite a sensação de inovação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo e diferenciado. Esse tom é inspirador, quente e reconfortante.

Algumas marcas que utilizam essa: Victoria´s Secret, Marisa e Barbie.

Marrom

O Marrom transmite sofisticação e seriedade. Geralmente, a cor é usada em produtos orgânicos e relacionados à natureza. Como também remete à elegância, é muito usado para produtos exclusivos e tidos como gourmet”.

Para empresas do universo corporativo, a cor tende a reforçar a sensação de comprometimento, organização e seriedade empresarial. Algumas marcas que utilizam essa cor: Dolce Gusto, Nespresso, Magnum

Como aplicar as cores no seu negócio

Comece a usar as cores de maneira inteligente em seus negócios e estratégias de marketing e publicidade. Em essência, a cor reflete a personalidade da sua marca. A escolha das cores e emoções que elas provocam deve ser a primeira etapa. Com duas cores principais, é possível planejar seu logotipo – é mais fácil lembrar de duas cores do que três ou mais.

Após definir suas cores, como aplicá-la nos diversos canais? 

Site

Obviamente, as cores do seu site podem corresponder ao logotipo, mas isso não significa que você precisa se manter estritamente preso a isso. Essas cores servem como uma base, mas você pode e deve usar outros tons, principalmente, para transmitir a mensagem que deseja. 

Banners

Ao elaborar anúncios para seu site ou campanha, dê preferências para o uso de imagens coloridas, ao invés de preto e branco. Isso ajuda no reconhecimento da marca em 80% dos casos, segundo dados do estudo “How Colors Affect Conversion Rate” da Quicksprout

Call to Action

Nos botões de call to action, a cor utilizada deve estimular uma reação, ser atrativa e diferente das demais. As de maior conversão são as cores primárias e secundárias brilhantes – vermelho, verde, laranja e amarelo. O azul também é usado às vezes, pois denota confiabilidade. 

 

A utilização da psicologia da cor é muito comum em muitos setores, incluindo vendas no varejo, imóveis, pesca, militares, fabricantes de automóveis e restaurantes. Mudanças sutis nos esquemas de cores, distribuição e arranjo podem influenciar as vendas, a fidelidade à marca, a conversão e a confiabilidade. 

Toda empresa/marca precisa pensar em como as cores de sua marca afetam a reação do cliente. O uso da influência das cores para construir uma marca forte e confiável pode fazer toda a diferença e ajudar a se destacar em um mercado lotado, conectando sua marca ao público-alvo. 

Você já testou como as cores influenciam na sua marca? E se precisar de uma ajudinha, conte com a Creative House!

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