A importância de um Onboarding completo

Quando falamos sobre onboarding, é comum associarmos o processo apenas à integração organizacional. E, de fato, é uma prática bastante comum quando uma empresa recebe um novo colaborador e tem o objetivo de inseri-lo e envolvê-lo nos processos, nas áreas e na cultura do negócio de forma acolhedora — assegurando sua adaptação.

Contudo, o onboarding também pode ser aplicado ao cliente. É exatamente sobre isso que vamos decorrer ao longo desse post e o porquê é tão importante. Quando o onboarding acontece em uma empresa que está recebendo um novo cliente, ela cria um processo composto por uma série de ações que visam garantir que a parceria seja duradoura e um verdadeiro sucesso.

O onboarding de clientes é fundamental para que empresa e cliente estejam alinhados em relação às expectativas de entregas e resultados do projeto. A fim de evitar desde problemas simples, como a configuração técnica de uma ferramenta, até questões mais complexas, como o alcance de metas que foram traçadas no início do planejamento.

Trata-se também da primeira impressão que o cliente tem da empresa, então, é mais do que importante que esse contato entregue valor já nos primeiros momentos.

Que tal saber mais sobre esse processo e como ele pode impactar positivamente a sua marca? Continue a leitura para saber mais.

Onboarding: uma prática que faz diferença

Traduzindo para o português, onboarding significa integração. No universo corporativo, que é a abordagem deste texto, utilizamos o termo “customer onboarding”, que é, basicamente, a fase inicial do projeto de um novo cliente dentro da sua empresa.

Você já parou para pensar como é este contato inicial? Já se perguntou se a sua marca transmite uma boa impressão e fornece informações realmente esclarecedoras? Vamos um pouco mais além: como o seu negócio trata um cliente depois que ele assinou o contrato? Ele se torna mais um em sua carteira ou continua tendo uma jornada de encantamento?

Se você não tem as respostas para essas perguntas ou sabe que as ações poderiam ser melhores, certamente, você entende que o onboarding é uma prática que precisa ser implementada em sua empresa para que essa percepção positiva seja uma realidade.

Vale um adendo: não importa o tipo de negócio, pode ser oferecimento de serviços ou produtos, entregar uma boa experiência ao cliente é também mantê-lo satisfeito e engajado. A prática consiste em ajudar o cliente a entender como funciona o serviço ou produto que adquiriu para que ele consiga extrair os benefícios e as vantagens da melhor forma. Assim, ele reconhece o valor da sua solução para o negócio dele.

Vantagens de priorizar essa estratégia em sua empresa agora que você já entendeu o que é o onboarding de clientes, exploraremos os diferenciais que essa prática oferece à empresa. Para obter os benefícios, é necessário que o processo esteja bem estruturado e tenha um time de profissionais dedicados para que a mensuração dos resultados seja feita de forma correta.

A partir daí, todos os esforços valerão a pena. Abaixo, confira alguns motivos para adotar esta prática em sua empresa o quanto antes!

Aprendizado

O onboarding permite que o cliente tenha mais autonomia e conhecimento sobre a solução que a sua empresa oferece. Com a orientação adequada, ele atua de forma mais engajada rumo ao sucesso.

Proximidade

Em vez de apenas vender um produto e serviço e perder o contato com o cliente, o onboarding faz o oposto. A estratégia também tem o objetivo de estreitar essa relação. Isso acontece devido ao processo de acompanhamento e de ter um ponto de contato para que seja possível sanar dúvidas ou problemas.

Retenção

A próxima vantagem de investir no onboarding é a consequência dos benefícios acima. Quando o cliente tem mais autonomia e conhecimento, sabe que pode contar com a empresa para tirar dúvidas e resolver problemas sempre que quiser e, consequentemente, torna-se um advogado da marca.

O onboarding da Creative House

Aqui na Creative House, entendemos a importância do onboarding e é justamente por isso que investimos nesta metodologia em toda aquisição de clientes. Literalmente, mergulhamos de cabeça no negócio, com uma imersão consultiva, para entender e identificar as necessidades ou possíveis gaps na jornada com seus clientes, buscando
aplicar as melhores práticas para tornar seus processos mais ágeis, assertivos e mensuráveis.

O processo completo é criado de acordo com o perfil de cada empresa, seu objetivo de negócio, das necessidades e objetivos do projeto.

Criamos reuniões e workshops com as equipes envolvidas no projeto – como marketing, atendimento ao cliente, produto, vendas    para alinhar as expectativas, traçar as metas e, com o uso de frameworks próprios baseado em design thinking, desenhamos uma trilha para que metas sejam alcançadas.

O cliente é munido por informações necessárias sobre o escopo do projeto, com acesso às ferramentas, para que consiga, junto ao time, acompanhar todas as métricas importantes e o atingimento dos objetivos de forma clara e com frequência.

Como vimos, o onboarding de cliente é peça-chave dentro das empresas que priorizam a experiência do cliente, a fim de torná-la tão relevante ao ponto de criar uma relação de confiança.

E você, já investe nesta estratégia? Responda nos comentários!