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Awareness: por que usar a estratégia em datas comemorativas?

Saber trabalhar as datas sazonais é essencial para todas as empresas que desejam ter mais proximidade com seu público ao longo do ano

Antes de entrarmos nos detalhes do porquê exatamente você deve criar uma campanha de awareness com datas comemorativas. Vamos primeiro apresentar algumas oportunidades que o período de festas pode oferecer, além de insights para você embasar sua estratégia.

Por que uma estratégia de awareness com datas comemorativas é importante para seu negócio?

Seja qual for o seu produto, setor ou mercado, o awareness associado ao marketing sazonal, principalmente o do fim do ano,  tem o potencial de impulsionar as vendas por vários motivos:

  1. A demanda e a intenção de compra são acima do normal;
  2. As campanhas têm um tempo delimitado, pois essas datas comemorativas são centradas dentro de um período previamente definido, criando um senso de urgência que levará os clientes a comprar;
  3. As datas comemorativas criam uma sensação positiva. Tirar proveito desses sentimentos festivos entre seus clientes através de campanhas de marketing motivadas pela emoção é uma técnica de vendas poderosa;
  4. Este sentimento não é diferente para interações entre marcas e clientes, pois, a cada dia mais, as pessoas escolhem uma marca ou produto devido ao seu posicionamento. Segundo uma pesquisa da Forrester, a humanização da marca traz resultados diretos para empresas.

Para ser bem-sucedida, qualquer estratégia awareness com marketing sazonal deve ser embasada em dados de mercado. É claro que o design e o conteúdo da campanha também são importantes e não devem passar despercebidos. 

Uma das primeiras etapas para elaborar uma estratégia de awareness é determinar em quais eventos você deseja se concentrar. Alguns são óbvios, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, mas você não precisa parar por aí. 

Existem outras datas que você pode não ter considerado e que podem ser relevantes, dependendo do seu negócio. Forçar uma ligação entre uma data comemorativa e o seu produto pode significar desperdício de tempo e dinheiro!

Ao identificar as melhores datas comemorativas para seu negócio, planeje sua estratégia de awareness com antecedência para evitar problemas financeiros e outros imprevistos durante o processo. 

É muito comum que em datas comemorativas haja um aumento de pedidos, então, preparar e organizar sua equipe para o aumento de demandas é essencial durante o planejamento.

Como pensar as campanhas de marketing para aumentar a receita em datas comemorativas? Continue lendo e o artigo e descubra como usar as datas comemorativas a seu favor.

6 etapas para criar sua estratégia de marketing sazonal

Etapa 1: Analise as campanhas anteriores

Embora 2020 não foi o melhor ano para vendas, ainda assim, é importante examinar as tendências para o seu negócio. 

Por exemplo, observe quando houve picos de tráfego e vendas durante o período para ajudar a montar um cronograma para sua campanha. Você também pode ver quais canais tiveram mais sucesso no tráfego e conversões.

Etapa 2: Defina seus objetivos

É claro que seus objetivos provavelmente se concentrarão em obter o máximo possível de vendas, mas esse não precisa ser o único propósito da sua campanha. 

O marketing sazonal apresenta muitas outras oportunidades como a construção de relacionamentos com clientes e aumento do conhecimento da marca. Defina quais resultados espera alcançar e trace metas realistas.

Etapa 3: Decida quais canais usar 

O marketing sazonal pode ser feito de forma multicanal. Por exemplo, o e-mail marketing pode ser eficaz para campanhas direcionadas à base de clientes que já demonstraram interesse na sua marca, ou mesmo para aqueles leads que você armazenou. 

Os canais de mídia social, por outro lado, podem atingir um público muito mais amplo. Você ainda pode optar por anúncios no Google ou Facebook, para aumentar a sua visibilidade. Cada canal digital possui características diferentes e, muitas vezes, que se complementam. 

Etapa 4: Segmente seu público

Identifique e segmente seu público-alvo e colete insights detalhados sobre ele. Saiba mais sobre seus canais preferidos, se eles preferem consumir informações em seu desktop ou celular.

Etapa 5: Estabeleça condições comerciais

Sem oferecer um benefício especial, será difícil atrair clientes e aumentar as vendas. O público, na verdade, já espera alguma vantagem nas compras em datas comemorativas. 

Esse benefício pode vir de diversas maneiras como descontos em determinados produtos, brindes, frete grátis. Identifique o que é mais atraente para seu público-alvo e, ao mesmo tempo, conheça seus custos para não ficar no prejuízo. 

Etapa 6: Planeje suas mensagens e crie seu conteúdo

Construa o conteúdo em torno do tema e dos canais que você escolheu, adapte as mensagens aos segmentos de clientes e aos diferentes estágios da campanha. 

Além de criar conteúdo como e-mails promocionais, anúncios e postagens em mídias sociais, crie uma landing page para centralizar as informações relacionadas às ofertas sazonais.

Aqui, listamos as principais etapas que fazem parte de uma campanha de marketing awareness em datas comemorativas e que podem criar uma ótima experiência de compra.

Você está preparado para o awareness e marketing sazonal?

Quem deseja embarcar nessa estratégia, não precisa fazer de uma só vez todas as datas comemorativas do calendário. Comece com uma ou duas, sinta a aceitação do seu público e meça os resultados. 

A tendência é que com o passar do tempo, você identifique quais datas comemorativas geram maior impacto no seu negócio.

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