inbound

Por que olhamos diferente para o Inbound?

Você sabe a diferença entre Inbound e Outbound?

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que visa atrair e converter clientes utilizando-se de conteúdo relevante e possibilitando a conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: marketing de conteúdo, SEO e estratégias em mídias sociais.

Diferente do marketing tradicional, o chamado Outbound, em que a empresa busca possíveis clientes. Enquanto no Inbound Marketing as ações são menos intrusivas ao anunciar, a empresa não vai atrás dos clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

O objetivo do Inbound é fazer com que o consumidor se sinta atraído pelos conteúdos autorais, personalizados e relevantes da empresa, e dessa forma, se identifique com ela.

A metodologia do Inbound Marketing

A estratégia de Inbound Marketing combina a criação de conteúdos instigantes para o seu público com a automação de marketing, fato que dá mais eficiência a todo o processo.

Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages etc.), que são monitoradas por uma plataforma para que seja possível mensurar e analisar os resultados, e para que as táticas sejam aprimoradas de maneira contínua.

Conheça cada uma das fases do Inbound:

Atrair

Entender as dores do público que você quer atrair, talvez seja a etapa mais complexa de todas as fases do Inbound. É nessa hora que é preciso se colocar no lugar do outro e trazer as melhores soluções para os seus problemas. Atrair é muito mais do que marketing, se baseia em criar um conteúdo digno do tempo que o cliente vai tirar para ver, se interessar e se identificar.

Converter

É nessa etapa que precisamos conhecer melhor o visitante do nosso conteúdo, então pedimos para ele nos passar seus dados, como e-mail e telefone e em troca ele ganhará um mundo de conteúdos relevantes para conhecer e se encantar ainda mais com a empresa.

Relacionar

Muito além do que vender produtos, o papel do Inbound é se aproximar e entender as dores dos seus possíveis clientes. A etapa do relacionamento visa que você se aproxime, conheça melhor e apresente as suas soluções para os problemas que o consumidor em potencial tem. 

Encantar

O trabalho após a venda continua. O objetivo desta etapa é encantar os clientes para que eles se tornem promotores da sua marca e atraiam cada vez mais pessoas interessadas em seu produto e/ou serviço, auxiliando na continuidade de seu ciclo.

Essas quatro etapas do Inbound vão muito além de vender um produto, mas sim criar um vínculo, entender e levar informações que auxiliem na resolução dos problemas que as pessoas têm.

O funil de vendas

No Inbound Marketing é de suma importância compreender a jornada do cliente para que a abordagem aconteça no momento certo, da forma adequada e respondendo à necessidade do cliente. O propósito é auxiliar as pessoas nessa caminhada. 

Assim, o funil de vendas deve ser encarado como a representação da jornada das pessoas na hora de comprar algo. Por exemplo, a descoberta de uma marca ou produto (topo), o interesse crescente por ele (meio) até que, finalmente, aconteça a decisão e a compra seja efetuada (fundo). Detalharemos todas as etapas a seguir.

Topo de funil

Nessa etapa, a pessoa ainda não reconhece a necessidade do produto, não sabe se quer comprar algo. Porém, ela já entende que há um problema a ser resolvido e faz pesquisas para compreender melhor qual o caminho. Ex.: infográficos, vídeos, artigos.

Meio de funil

Também conhecido como a fase de consideração, ou seja, neste momento o problema já foi compreendido e agora a pessoa está analisando as melhores formas de resolvê-lo.

Uma vez que já existe um conhecimento básico adquirido ao ler os conteúdos iniciais de topo de funil, é o momento de aprofundar o entendimento e auxiliar nessa compreensão oferecendo um material mais rico, mais elaborado. Ex.: e-books, webinars, videoaulas.

Fundo de funil

O fundo de funil é o momento da decisão de compra, mas ele não é tão simples quanto pode parecer. Mesmo com um ótimo trabalho até aqui, se a última etapa não foi eficiente, a concorrência pode levar esse cliente.

Então, é preciso apostar em materiais que evidenciem as vantagens do seu produto ou serviço, atuem como validadores e provas sociais (a quantidade de pessoas que já usam a solução, depoimentos e cases de sucesso), além de gatilhos mentais que sinalizem urgência, exclusividade e escassez.

O tom da comunicação deve ser mais persuasivo, ter uma pegada mais comercial, mostrando ao possível cliente que o seu serviço/produto é único e incomparável.

O Marketing Flywheel

Além de pensar através do conceito de funil de vendas, é interessante conhecer a metodologia de Flywheel, uma nova abordagem que tem dado mais energia e dinâmica ao Inbound.

No Marketing Flywheel as empresas pensam as vendas como um ciclo, ou seja, não há fim e sempre é preciso manter os clientes satisfeitos, encantados e ativos.

O termo flywheel refere-se ao volante de rotação, que mantém uma máquina em pleno funcionamento. Adaptado ao marketing, podemos falar em um processo contínuo, sem fim: você atrai, vende, encanta. Como retorno disso, seu cliente volta a comprar ou indica sua marca a outras pessoas.

Nessa linha, atua-se de forma constante na melhoria dos conteúdos e em novas ofertas para a solução de novos problemas do cliente.

O Inbound na Creative House

Na Creative House a solução é customizável, de acordo com as iniciativas que melhor se adequam às suas necessidades, sempre com o foco em atender a dor de seu cliente e fazer com que ele percorra sua jornada de mãos dadas com a sua empresa.

Esse é o diferencial da Creative House, escutar, compreender e se relacionar com todos os clientes para que dessa maneira possa levar o melhor conteúdo para eles.

Queremos sempre ser um parceiro estratégico e atuar para agregar valor ao seu negócio.

Comment (1):

  • Rolagem Contínua do Google: como afeta o SEO? | Creative House
    Reply

    […] disso, conte com uma boa equipe e ferramenta para Inbound Marketing, pois o marketing de conteúdo está cada vez com maior relevância. Prepare bem seu digital […]

Deixar um comentário: