Marketing Social: conheça essa estratégia de grandes benefícios!
Toda ideia nasce para mudar o mundo. Toda marca tem propósitos para melhorar a vida e o dia a dia das pessoas. O que a sua marca tem feito além de vendas e prestação de serviços?
Focadas em resultados e lucros, as empresas podem deixar as ações sociais para sua comunidade um pouco de lado. Porém, para marcas que desejam criar laços e uma boa relação com seu público-alvo, deve-se ter em mente que aplicar esforços para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social é essencial para manter seu negócio mais humano e próximo de todos.
Quer conhecer mais sobre o que é o marketing social? Saiba como um dos clientes da Creative House trabalha essa estratégia com sucesso. Continue a leitura!
O que é Marketing Social?
O termo marketing social nasceu por volta de 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman, pesquisadores de marketing na Universidade Northwestern e na Harvard Business School, observaram que o marketing tradicional poderia ser utilizado para promover muito mais do que vendas e negócios. Projetos sociais e ideias para melhorar o bem-estar coletivo também poderiam se beneficiar das mesmas técnicas para crescer e obter mais ajuda.
A principal meta desse tipo de ação é diminuir ou acabar com problemas enfrentados na sociedade, principalmente os ligados às questões de educação, saúde, transporte, trabalho, moradia e alimentação.
Seu intuito é envolver a empresa e a população em causas humanitárias, sem promoção de vendas ou novos negócios. Para conseguir passar a mensagem correta e encantar as pessoas é preciso se envolver genuinamente na iniciativa.
O marketing social faz parte de uma evolução constante da relação entre marcas e pessoas. Philip Kotler, em seu livro “Marketing 3.0 — As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano” definiu esse processo da seguinte forma:
- Marketing 1.0 (ou tradicional): é aquele centrado no produto, na venda e no lucro da empresa.
- Marketing 2.0: valoriza o consumidor, seus desejos e dificuldades. Ao invés de apenas querer vender, as empresas começam a perceber as necessidades dos clientes, buscando sua satisfação, retenção e fidelização.
- Marketing 3.0: é o que vivenciamos atualmente, centrado em valores. Além de venda e satisfação, a marca precisa ter um propósito maior, ligado a causas sociais para identificação do público-alvo.
Quais os benefícios do Marketing Social?
Provavelmente, nos últimos meses, você tem escutado muito sobre branding e como ele tem auxiliado diversas marcas a se posicionar e receber muito engajamento dentro de todos os nichos. Saiba que o marketing social, além de fazer parte dessa estratégia, traz ainda mais vantagens.
Uma empresa que apoia causas sociais mostra empatia pelo próximo, e realizar essa ação com dedicação traz integridade e autenticidade em suas propostas, conquistando a confiança e simpatia das pessoas de forma geral.
Além disso, a pesquisa The Sustainability Imperative, realizada pela Nielsen, mostrou que, para 43% dos entrevistados, ao realizar uma compra ou contratação de serviços, os valores que a marca defende são levados em consideração. Segundo a entidade, 66% afirmaram que pagariam a mais por um item ou serviço oferecido por uma marca com valores sociais. Uma grande oportunidade para sua empresa, não é mesmo?
Lembre-se que o marketing social só funciona se a empresa e seus colaboradores se comprometem e acreditam na causa.
Tentar driblar ou fingir o envolvimento pode causar grandes problemas. Empresas que tentam realizar isso no âmbito ambiental, por exemplo, são chamadas de “Greenwashing”, termo usado no marketing, para quem tenta passar uma imagem de apoio ao meio ambiente, mas que não existe nas ações da empresa. Usar esse tipo de estratégia causa desgaste na imagem da marca, além de colocar dúvidas em relação à sua credibilidade com seus clientes.
Marketing Social na GoodStorage
Um dos maiores self storages do país trabalha o marketing social, por meio de uma parceria que já dura quase três anos.
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A GoodStorage é apoiadora do Instituto Human desde 2019 e auxilia a Organização Não Governamental (ONG) em seus projetos, todos voltados para pessoas em vulnerabilidade social, por isso as unidades do self storage estão à disposição da entidade.
Alexandre Del Rei, internacionalista e co-fundador do Human, explicou em entrevista como funciona a parceria. “Queremos levar a realidade do que acontece nas ruas para dentro das empresas, afinal, empresas são feitas de pessoas e pessoas podem mudar o mundo. A proposta é entregar oportunidades de engajamento social para as empresas, que é o que a GoodStorage está fazendo.”
Para o representante da ONG, “(…) quando falamos de transformação de mundo, as empresas são muito importantes”. Por isso, a GoodStorage incentiva a participação dos seus colaboradores e usuários. Em todas as 18 unidades há espaços para todos poderem realizar doações, seja de alimentos ou de roupas.
O contato foi uma via de mão dupla, enquanto a GoodStorage queria praticar a responsabilidade social empresarial e devolver boas práticas à sociedade, o Instituto Human precisava de mais espaço para arrecadação de doações e armazenamento. “O primeiro contato, normalmente, vem de uma ‘dor’ que a empresa tem”, explica Del Rei.
Para a organização “(…)as empresas estão acordando agora para a importância do impacto social. Estão percebendo que é preciso fazer [a mudança] de dentro para fora”, por isso, ter uma marca como a GoodStorage é essencial para o crescimento e incentivo de empresas de todos os portes entenderem a importância do trabalho.
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Essa parceria faz a GoodStorage chegar a lugares e pessoas que, uma ação de marketing tradicional pode ter mais dificuldades para chegar. Com o Instituto Human presente em três países (Brasil, México e Espanha), o self storage alcança novas pessoas em cada ação!
Além disso, a ONG realiza várias ações ao longo do ano e o selo da GoodStorage sempre está lá. Todas as ações são realizadas em locais de grande movimentação, como a Mooca, Brás e Bom Retiro, dessa forma centenas de pessoas passam a conhecer o self storage enquanto se está fazendo o bem!
Viu só como o marketing social é uma via de mão dupla incrível? Saiba mais sobre o trabalho da GoodStorage com o Instituto Human clicando aqui!
Marketing social na sua empresa
Se a GoodStorage inspirou seu negócio, saiba que a Creative House está pronta para auxiliar você e sua equipe. Recomendamos que sempre pense em três pontos principais para começar seu marketing social:
- Pense a longo prazo: identifique os valores que sua empresa deseja passar e seus consumidores se identificam com a causa;
- Tenha opções: identifique quais projetos transmitem a mensagem que deseja e como seu negócio pode ajudar essa instituição;
- Prepare toda a empresa: saiba que após definir a causa, você e seus colaboradores devem estar preparados para poder engajar e incentivar os clientes a participarem.
Quer saber mais sobre posicionamento de negócios? Venha conversar com a equipe da Creative House!