Maturidade Digital

Maturidade Digital: que bicho é esse?

Adaptação, entendimento e interação de tecnologias, análise de dados, produtividade, visibilidade da marca e precisão nas decisões, são alguns dos benefícios da maturidade digital

 

Que a transformação digital se tornou fundamental para empresas de todos os portes e segmentos de atuação já está mais do que provado. A pandemia mundial que enfrentamos, a conjuntura global nos cenários socioeconômicos, o desenvolvimento tecnológico e mercados cada vez mais competitivos, mostram a importância de ser digital, dominar dados e inovar dia após dia.

O mundo mudou e segue evoluindo cada vez mais rapidamente. As tecnologias avançam a passos largos e as pessoas acompanham essa trilha. Sendo assim, o comportamento de consumo, as necessidades dos públicos, as interações interpessoais e com as empresas também já é outra.

Estamos, a cada dia, aprendendo e conhecendo novas maneiras de viver, conviver, trabalhar e ressignificando valores. Dizendo adeus para processos que se tornaram obsoletos.

Hoje, uma definição de compra é calcada por muita pesquisa, informações confiáveis, consumo de conteúdo, cultura e experiências. E tudo isso pode ser levado a públicos específicos, estejam eles onde estiverem. O que tornou o marketing digital uma ferramenta ainda mais indispensável.

As definições de comportamento do consumidor foram novamente atualizadas e uma mar de possibilidades on-line surgiu para todos os tipos de business.

Agora, a transformação digital, que consiste em digitalizar processos e integrar operações antes presenciais para o universo digital com a criação de novos modelos de operação e também econômicos, o foco no engajamento em tempo real e na experiência do cliente, é apenas o primeiro passo para alcançar tudo o que a internet pode favorecer às empresas e gerar valor.

Sim, podemos alçar vôos muitos maiores e é disso que queremos falar aqui! Acompanhe.

Maturidade digital. Dados, linguagem, alcance e precisão

Você sabe o que é isso? Maturidade Digital. É estar no próximo nível da transformação digital. Em um estágio muito mais avançado e profundo da vida digital de uma empresa.

A evolução das ferramentas na internet, e, portanto, das comunicações e das possibilidades criativas para marcas, produtos e serviços, hoje, tem uma base assertiva e direcionada, solidificada por dados.

Da jornada dos clientes e engajamento durante esse caminho, faz parte a evolução do marketing digital, o data-driven marketing e o martech. Termos que reúnem em si a ação da mescla das habilidades de coletar e entender dados, transformá-los em insights e decisões estratégicas para assim, solucionar problemas e dificuldades.

Além dessa nova cara e desempenho do marketing muito mais tecnológico, com todo esse cenário em constante transformação, a coleta de dados e o respeito pela privacidade recebeu regulamentações cada vez mais rígidas em prol do sigilo e segurança dessas informações.

A nova maneira de fazer marketing tornou-se parte essencial na construção destas pontes cibernéticas entre pessoas, empresas e novas formas de venda e consumo.

E a Maturidade digital se refere a esse conjunto. A compreensão, inteligência e integração de diversas tecnologias e dados no dia a dia de uma empresa não somente para facilitar processos ou fazer divulgação, mas para fomentar e impulsionar a performance de colaboradores e da própria empresa.

Para alcançar, cativar e satisfazer clientes com experiências cada vez mais personalizadas e assertivas, ajudar pessoas, escalar produtividade e potencializar lucros.

Como acontece a maturidade digital

Contudo, para explorarmos mais minuciosamente como estávamos, estamos e entendermos para onde precisamos ir com relação a maturidade digital, segue um comparativo/prospecção entre pesquisas realizadas em 2018 e 2020 pelo Google e o Boston Consulting Group (BCG), que renovou as definições de algumas de suas etapas e indicadores de mensuração do que é a maturidade digital de uma empresa.

Em apenas dois anos é possível perceber o aumento da relevância do digital, a importância da maturidade digital para as empresas e a velocidade com que é preciso chegar até ela para conquistar um cenário próspero nesta nova realidade.

Em 2018, a pesquisa classificou de forma simplificada algumas etapas para identificar percentualmente o nível de maturidade digital das empresas no mundo:

1. Nascente – 9% das empresas nesta etapa

São empresas que ainda estão em um nível muito básico com poucos processos digitalizados. Utilizam dados gerados por terceiros. Neste caso, atuam com baixa geração de resultados.

2. Emergente – 60% das empresas nesta etapa

Nesta etapa, a empresa já tem a compreensão da importância do assunto e busca ajustar-se a processos digitalizados. É quando acontece a transformação digital. O pontapé inicial para a maturidade digital.

3. Conectada – 29% das empresas nesta etapa

São empresas que já possuem processos e automações acontecendo. Trabalham em plataformas digitais, redes sociais e utilizam a internet para vender. Buscam conhecer e explorar possibilidades na web.

4. Multimomento – 2% das empresas nesta etapa

Quando uma empresa utiliza os recursos digitais mais avançados disponíveis no mercado e segue em contínuo monitoramento e aperfeiçoamento de ferramentas e tecnologias de dados para tomada de decisões estratégicas. Desenvolvem automações, analisam dados, atendem no formato omnichannel.

Em 2020, alguns novos dados na pesquisa reforçam a importância da maturidade digital

Recentemente, esta mesma pesquisa recebeu um upgrade de dados que reforçam a importância da maturidade digital para os resultados das empresas nesta nova era.

Ainda apontando as mesmas taxas de nível de maturidade digital, a pesquisa demonstra como fazer essas mudanças podem trazer benefícios significativos em todos os setores. Ter maturidade digital impacta positivamente para o aumento de vendas.

Aumento de vendas por segmento conforme segue o caminho da maturidade digital seguindo os níveis: Nascente, Emergente, Conectada e Multimomento.

O Varejo e o setor de Serviços Financeiros podem ter um aumento de até 100% das vendas já no nível Multimomento. O segmento de Moda pode chegar a 71% de aumento das vendas já no estágio Conectada, assim como o setor de Tecnologia pode alcançar 82%, Viagens e Lazer 94% e Bens de Consumo 54% de aumento.

Maturidade digital se conquista com ações contínuas

Produção de conteúdo inteligente, SEO, tagueamento, Inbound Marketing, Growth Hacking, Big Data, Machine Learning, Data Driven, Martech, Internet das Coisas (IoT), Geolocalização são termos e ferramentas que fazem parte deste universo da maturidade digital.

E além disso, também envolve uma nova cultura organizacional com mentalidade inovadora. Projetos que antecipam cenários com base em dados e resolução de problemas de forma rápida e eficiente.

Esse é um trabalho desenvolvido por meio de pesquisas e análises. A tecnologia precisa ser um pilar dentro da empresa. Para isso, é crucial acompanhar as tendências do mercado e contar com parcerias especializadas no assunto. A maturidade digital vem com ações contínuas.

Sua empresa está pronta para encarar essa? Nós podemos te ajudar! Fale com a gente.

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