storytelling

A importância do storytelling: conte suas histórias baseadas em estratégias

O storytelling é capaz de dar propósito a uma marca e conquistar a fidelidade dos consumidores

Desde muito cedo, aprendemos a gostar de histórias, afinal, elas são mágicas, nos transportam para outros mundos, nos ensinam sobre empatia, nos fazem rir, chorar, pular de susto e depois nos confortar com um final feliz.

Contar histórias é uma das formas mais antigas de comunicação. Em sua essência, é a arte de compartilhar informações e envolver as pessoas. Ao contar uma história, você transmite sua mensagem de forma a estimular a mente das pessoas e provocar emoções – seja ela qual for.

Cada vez mais, as empresas e as marcas estão levando em conta o storytelling, para se aproximar dos clientes, chamar a atenção e criar empatia.

O que é storytelling?

Do inglês, story – história – e telling – contar -, a tradução literal é contar histórias. Para o marketing, publicidade e comunicação, é comunicar uma mensagem com uma narrativa envolvente, tornando-a capaz de se tornar única e inesquecível.

Hoje em dia, os clientes não buscam mais o básico, mas sim identificação com as marcas e seus valores. E uma história bem contada pode ser o caminho mais eficiente para alcançar esse tipo de relacionamento. O storytelling é capaz de conquistar e atrelar marcas a lembranças memoráveis, bem como prejuízos inestimáveis (vamos falar disso mais adiante!)

A importância do storytelling para a sua marca

Marcas e storytelling têm uma conexão muito forte. Assim como as pessoas, marcas também têm histórias. E essas histórias se tornam narrativas interessantes e envolventes, afinal, empresas e marcas também têm origem, lugares por onde passaram, dificuldades que enfrentaram, pessoas que cruzaram seu caminho e muitos sonhos pela frente. Contar essa história é um ponto de conexão emocional com os seus públicos.

Como mencionamos logo no começo desse texto, a maioria das pessoas gosta de ver e ler histórias envolventes, com personagens reais ou que tragam pontos de identificação para nós.

Combinar recursos visuais com palavras é uma tendência para as marcas poderem contar suas histórias de forma relevante. Com o storytelling, a empresa pode contar histórias que mostrem seus valores e crenças, o estilo de vida que sua marca defende.

Além disso, o uso do storytelling melhora o Inbound Marketing e a visão do consumidor para com a empresa, baseado na criação de conteúdo que gere um vínculo entre empresa e consumidor. Mas, da mesma forma que o storytelling cativa, ele também pode instigar agressividade e raiva.

Um caso recente de fracasso ao usar o storytelling é o dos Sorvetes Diletto (aquele do ursinho fofo em cima de uma lambreta, lembra-se?). Teoricamente, a empresa teria sido fundada por um famoso sorveteiro da região de Vêneto, Itália, na época da Segunda Guerra Mundial, e que buscou abrigo em São Paulo.

História perfeita para cativar qualquer um, certo? Pois bem, o tal sorveteiro nunca existiu. E a Diletto? Ainda existe, mas sua imagem ficou não só manchada como investigada pelo Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária).

Assim como a fabricante de sorvetes, outra marca que também foi alvo do Conar é a Do Bem, que clamava que seu suco de laranjas vinha de uma fazenda escondida no interior de São Paulo. Outra história inventada, já que, na verdade, os sucos eram feitos com frutas distribuídas por empresas como a Brasil Citrus, que também vende a matéria-prima para as marcas próprias de supermercados.

Alguns benefícios do storytelling nos negócios

Criar relevância

Um dos principais benefícios do storytelling é que ele cria interesse entre as pessoas. Boas histórias fornecem significado e estabelecem conexões emocionais. As pessoas são capazes de se relacionar com algo porque se sentem emocionalmente envolvidas. Quanto mais as pessoas se relacionarem, melhor você será capaz de comunicar suas intenções.

Aumentar a compreensão

A importância do storytelling está no impacto que ele tem no público. Histórias bem elaboradas têm o poder de mudar as perspectivas das pessoas. É por isso que muitas vezes você verá oradores públicos usarem histórias em suas apresentações. Dessa forma, eles são menos propensos a perder a atenção da multidão.

Engajar os consumidores

O storytelling insere as pessoas na narrativa, nas relações dos personagens, no cenário da história. O engajamento consegue manter as pessoas próximas da marca por mais tempo e com mais intensidade.

Humanizar a marca

Se as marcas têm histórias assim como as pessoas, elas também têm uma personalidade, valores que guiam suas decisões e um propósito que motiva sua trajetória. O storytelling humaniza a marca, despertando empatia e identificação. E ao despertar emoções, a história da marca gera conexão emocional com a sua audiência.

Apesar de parecer simples contar uma história, existe um universo de possibilidades para o uso dessas histórias nas estratégias digitais. Além da narrativa, elas também podem ser contadas por meio de fotos, filme ou por escrito. Você pode usar também uma ampla gama de canais de marketing de conteúdo para contar suas histórias.

E você, já usa o poder do storytelling para sua marca? A Creative House pode ajudá-lo a criar um ótimo conteúdo de narrativa. Venha conversar conosco!