Como a Geração Y está consumindo
Muito se tem estudado e comentado no ciberespaço – que é o ambiente virtual das redes – sobre como tem sido o consumo da ‘Geração Z’ (GenZ) nos últimos anos, e em como esses jovens estão transformando o mercado digital através de suas atuações dentro das plataformas digitais.
Apesar disso, pouco se fala sobre como a ‘Geração Y’ está consumindo no mercado. Entender como funciona este mecanismo de comportamento dentro do mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de marketing para as empresas que pretendem ganhar mais clientes fiéis, e até mesmo conseguir atuar dentro desta nova lógica de consumo que traremos a seguir.
Mas, afinal de contas, quem é a Geração Y?
Quando falamos em datas e faixa etária, este público é o que nasceu entre os anos 1980 e 1995, e possuem entre 25 e 40 anos. Os Millennials são caracterizados por aquele público que acompanhou de perto, através da TV, o concurso para escolha da nova loira do eterno grupo “É o Tchan”; que acompanhou a carreira do grupo Rouge, muito famoso pelo hit ‘Ragatanga’; os que viram a chegada do RBD (Rebelde) etc.
Algo pertinente a se pontuar é que, apesar dos ‘GenZ’ estarem muito conectados – levando em conta serem a parte maioral de usuários do Tiktok com 41% (segundo pesquisa divulgada pelo Infobase) – hoje, são os millennials considerados a geração de nativos digitais, afinal de contas, eles não tiveram o seu desenvolvimento numa cultura analógica, visto que no tempo citado anteriormente já faziam uso de computadores e smartphones, e é, consequentemente, o que muda entre uma geração e outra quando falamos, por exemplo, de jornada de compra do consumidor.
Como eles estão se comportando frente ao consumo
A ‘Geração Y’ quer estar atualizada com as novidades e tendências, por isso, engajar com marcas que permitam essa experiência torna-se uma prioridade para os jovens desse tempo, ganhando a audiência e consumo deles.
Para entendermos como esta geração está consumindo, é fundamental que a gente perceba que eles são considerados como a Geração do Milênio, segundo alguns autores, por serem usuários ligados à internet, dinâmicos, criativos, e que têm um pensamento crítico frente às questões ambientais.
A partir daqui, já podemos perceber como estes jovens se movimentam e atuam diante do mercado. Por exemplo, marcas que não inovam, que não trazem novidades, que não estão atualizadas e que não respeitam o meio ambiente, dificilmente vai ter vez com os ‘Ys’. Logo, o consumo massivo e falta de personalização no atendimento, por exemplo, faz com que esse público se torne mais distante.
O fato que comprova a atitude de formação de opinião desses usuários frente ao contexto citado anteriormente, é que essa geração tem optado por uma busca espontânea do que consumir, para eles, isso é muito mais eficaz do que se sentir impactado por uma publicidade. 72% dos millennials são influenciados por fontes externas, segundo a 5W Public Relations.
Ou seja, tratam-se de jovens que preferem fazer suas próprias buscas e reviews em canais do Youtube e blogs e, a partir disso, chegarem às suas tomadas de decisão. Além disso, a busca por produtos através das redes sociais, em especial no Instagram e Tiktok é algo recorrente, devido ao avanço destas duas. (FONTE) A busca é espontânea.
Para a geração Millennial, criar uma conexão com a marca é mais importante do que os conteúdos que estas compartilham em suas redes sociais, e como consequência, proporcionar uma experiência positiva para esses clientes é fundamental.
O que as marcas podem fazer para atingir esta geração?
Chegamos na parte principal, que é o momento onde podemos pensar de que forma as marcas conseguiram impactar os clientes da Geração Y.
1 Investir em experiência do consumidor
Esse é o principal ponto de partida para trazer esses usuários e possíveis compradores para perto: tornar a experiência deles com a marca algo memorável. Um produto só tem valor para o Y quando existe uma experiência agradável. Toda loja pode oferecer um mesmo estilo de camisa, mas só aquela que cria uma experiência personificada, fazendo ações e fugindo de um provador comum, irá atingir aquele usuário.
2 Personalizar o atendimento
Com a chegada dos bots nos chats de atendimento, é muito comum que parcela dos clientes e potenciais consumidores não curtam a ideia de perceber que está sendo atendido por um robô, onde se percebe um padrão de diálogo. Partindo da mesma ideia de uma experiência positiva para o usuário, a geração Y certamente vai preferir um atendimento humanizado, focado diretamente em resolver as suas dores.
3 Investir em marketing de conteúdo
Lembra quando citamos que a geração Y é aquela que prefere fazer a sua própria busca de serviços e produtos, e não simplesmente permitir-se ser influenciado pelas marcas? Então, aqui, o ideal é o seu negócio investir em marketing de conteúdo, para que esses usuários possam ser impactados e comecem a consumir o que a sua marca está produzindo. Tudo de forma genuína, com base em conteúdo de valor e que traga informações diretas sobre o que o seu serviço e/ou produto oferece.
Diversas outras estratégias podem ser criadas para que a Geração Y se interesse pelo seu serviço e/ou produto. Para isso, o ideal é que você conte com um time que entenda bem como esse público está se comportando e produza conteúdo e mecanismos para atingi-los.
Vamos juntos produzir conteúdo de qualidade para o seu público?
Precisa de alguma ajuda para implantar essas iniciativas em seu negócio? Fale conosco!