Live Marketing: o que é e por que sua empresa deve investir nele

Live Marketing: o que é e por que sua empresa deve investir nele

O conceito de live marketing pode ser definido como marketing “ao vivo”. É uma forma de chamar a atenção do seu público, ao interagir de forma criativa, gerando uma experiência memorável, além de proporcionar o diálogo entre marcas e pessoas e aumento do engajamento.

Segundo um estudo apresentado pela Forrester, 77% dos consumidores preferem, indicam ou pagam a mais por uma marca que entrega experiência ou serviço personalizado. Isso mostra a importância de traçar uma estratégia de marketing que priorize a relação positiva com o cliente, caso do Live Marketing.

O que é

Até hoje em dia, vez ou outra, você é abordado no supermercado ou algum pequeno comércio por um promotor que oferece a degustação de um produto. Ou os grandes festivais de música, como Lollapallooza, Rock In Rio, com cenários interativos e lounges promovidos por diversas marcas. Esses são alguns dos exemplos que é uma experiência de live marketing.

O principal objetivo de uma marca/empresa fazer live marketing é permanecer vivo na memória de seus clientes (e dos potenciais também). Por isso, investem pesadamente na construção de um relacionamento em que os clientes possam interagir com a marca, criando conexão afetiva, emocional e sensorial.

Não existe o melhor formato de Live Marketing, mas sim, aquele que é o melhor de acordo com o perfil e os objetivos do negócio, bem como o público que se deseja atingir e a mensagem que se quer transmitir.

As ações de live marketing podem envolver dezenas de atividades. Entre as de maior uso estão:

  • Eventos, feiras, exposições e congressos;
  • Ações promocionais (ofertas, liquidações, brindes, degustação, amostras grátis, distribuições gratuitas de prêmios);
  • Ações de merchandising com diferentes tipos de sinalizações;
  • Ativações de marca, marketing de incentivo, endomarketing;
  • Ações digitais em mídias sociais, aplicativos e demais programas virtuais; transmissões ao vivo pelas redes sociais, como Facebook e YouTube;
  • Geomarketing;
  • Vídeo 360º.

Por que apostar nessa estratégia de marketing?

Hoje, as pessoas têm acesso imediato a quase tudo o que buscam e precisam. Você, provavelmente, é bombardeado por milhares de anúncios todos os dias através de vários canais – e, às vezes, nem percebe que está consumindo propagandas.

Quando se pensa em live marketing, se pensa em como posicionar sua marca de maneira memorável para que seu cliente não pense em comprar produtos ou serviços de outra marca.

É exatamente isso que o Live Marketing faz. Não é apenas mais um anúncio direcionado ao seu público, é uma experiência. Com o Live Marketing, você pode mostrar ao seu público-alvo o quão única sua marca é. As pessoas tendem a ser mais propensas a comprar seu produto se você proporcionar uma boa experiência em um evento ou em outra ação.

Benefícios do live marketing

Com o live marketing, é possível ver como as pessoas interagem e reagem ao seu produto/marca. Dependendo do resultado, as informações obtidas com as experiências de marketing ao vivo são cruciais para os profissionais de marketing. E que informações podem ser obtidas?

· Reconhecimento de marca
· Repercussão da marca
· O envolvimento do cliente
· Coleta de leads
· Testes de produtos, o que funcionou e o que não funcionou
· Feedback instantâneo
· Aumento das vendas

Além das informações coletadas, o Live Marketing ainda traz alguns outros benefícios para marcas. Ele transmite uma imagem de mais transparência e confiança ao público, já que por ser “ao vivo”, não permite edições.

E por permitir esse contato direto, cria vínculos muito mais fortes com seu público, superando até a relação de consumo. A empatia gera uma imagem de valor, gerando engajamento.

As ações de live marketing também destacam as empresas, podendo torná-las referências dentro de seus segmentos. Quanto mais o consumidor for impactado, mais propício estará a lembrar dessa empresa.

Cases de Sucesso

Um dos cases de sucesso em live marketing que podemos citar e que, provavelmente, você já participou, são os eventos de demonstração de produtos da Apple e sua concorrente Samsung.

Apple Event

As demos da Apple, que começaram com Steve Jobs, mostravam as funcionalidades de um produto de forma direta, com uma linguagem clara. O evento também poderia ser acompanhado ao vivo, pelo YouTube e pelo site da Apple.

Até hoje, a empresa faz continuamente demos e reviews de seus produtos.

Dove

A campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, promoveu uma ação especial, com pessoas comuns, por meio de interação social. No vídeo, um artista faz retratos-falados das mulheres com base em suas autodescrições e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. A repercussão, espontânea, foi imensa: além de aproximar o público do produto, é um dos vídeos publicitários mais assistido da história do YouTube (além de ter faturado o prêmio principal do Festival de Cannes em 2013).

Old but Gold… Parmalat

Lá em 1996, quando não se falava em live marketing e a Internet não era ainda toda essa potência, a Parmalat lançou uma campanha dos Mamíferos da Parmalat. O comercial da televisão era a coisa mais linda do mundo e os brindes se tornaram uma febre. Para ter seu bichinho de pelúcia, era preciso juntar códigos de barras de produtos Parmalat e complementar com uma quantia pequena em dinheiro. Inicialmente, a campanha, ia distribuir apenas 500 mil bichinhos de pelúcia, mas o sucesso foi tão grande, que… foram mais de 15 milhões de itens distribuídos, o que aumentou em 80% o reconhecimento da marca no mercado – e seu faturamento (de 38 milhões de reais para 1,87).

Até hoje, a ação é considerada a maior distribuição de brindes do país e é comumente associada a cases de sucessos de live marketing.

Existem diversos outros cases para se inspirar como: a Skol Beats e suas festas de lançamento para divulgar as bebidas – e os festivais patrocinados pela marca; o sabão em pó Omo, cuja uma das ações mais famosas está “a camiseta viajante”, de 2011, em que desafiava crianças de diferentes lugares a realizarem atividades com muita sujeira usando uma mesma camiseta; as diversas ações da Coca-Cola…

Conhece algum outro exemplo de campanha bem-sucedida de live marketing?

No passado, precisávamos gastar meses e anos para construir uma marca duradoura. Agora, podemos criar uma experiência de marca que causa impacto quase que instantaneamente. Para os próximos anos, espera-se que as experiências estejam mais ligadas ao mundo digital, à realidade virtual e às diversas tecnologias. A tendência é que tudo seja cada vez mais personalizado.

Você já realizou alguma ação de live marketing? Se você precisa de ajuda para criar estratégias bem-sucedidas, venha bater um papo com o time da Creative House.

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