Growth-como-aplicar

Growth: como aplicar no dia a dia

Ter técnicas e profissionais qualificados é essencial para ter crescimento contínuo para o seu negócio. Saiba mais sobre growth!

O termo growth hacking foi criado por Sean Ellis, conhecido por liderar estratégias de elevação de cases no Vale do Silício. Seus projetos mais conhecidos foram feitos para o Facebook (Meta), Twitter, Dropbox e Uber. Porém, não é uma técnica de outro mundo e empresas de todos os tamanhos podem, e devem, aproveitar de suas lições para crescer.

A prática de testar novas abordagens vem do surgimento de Startups. Tendo como objetivo sair da zona de conforto, essas companhias  buscam ser diferentes de empresas tradicionais, mas para isso precisam saber como crescer e se popularizar entre seu público-alvo. Por isso, ter um time focado em growth é fundamental para esse modelo de negócio. 

Quer saber como implementar na sua empresa? Continue a leitura para saber mais!

O objetivo do growth no marketing

Uma base de clientes em contínua expansão é essencial para que marcas possam crescer, principalmente, na questão de equipe e estrutura de trabalho. A metodologia growth existe exatamente para que todos os negócios possam alcançar esse objetivo.

O desenvolvimento ágil é indispensável para empresas que pretendem ser referência na área, mostrar organização e compromisso ao seu consumidor final é muito importante para passar confiança.

Growth Hacking ou Growth Marketing?

O termo growth está cada vez mais em alta e evidência, por isso, é importante saber diferenciar cada nomenclatura.

Apesar de complementares, growth marketing e hacking não são a mesma coisa. O marketing é fortemente orientado pela experiência completa do usuário, desde a produção de conteúdo até o funcionamento de site e aumento de ROI. O growth hacking é parte fundamental para o funcionamento de todas essas ações, principalmente na parte criativa e de inovação nessas áreas.

Entretanto, é essencial entender que há diferenças nessa estratégia. Hacking busca resultados mais imediatos, investindo nele sua empresa sentirá a diferença em um curto espaço de tempo, como em ações de mídia paga.

Já o growth marketing visa resultados a médio e longo prazo, pensando sempre em um relacionamento a longo prazo com seus clientes e prospects. Seu papel é muito parecido com o do  Inbound Marketing, por isso, ter uma relação entre as áreas é fundamental.

Como começar a usar o growth na prática?

Buscar ter uma equipe qualificada e aberta a novos conhecimentos é essencial para usar esta metodologia. O time de marketing digital deve propor e testar novas abordagens em suas comunicações, claro, sem perder a identidade e os valores que os atuais clientes já se identificam e confiam.

A prática de crescimento é a união perfeita entre operação, tática, estratégia e testes. Por isso, ter profissionais que buscam estar atualizados com o marketing, tendências e seu nicho de negócio é tão importante para empresas que buscam o growth

Para usar esta metodologia no dia a dia, os primeiros passos são:

  • identificação do público-alvo;
  • entender as dores e objetivos dos clientes;
  • definição de plataformas de comunicação (Blog, Instagram, E-mails, YouTube, entre outros);
  • alinhar os conteúdos.

#DreamTime do Growth

Indicamos várias vezes que ter uma equipe qualificada é uma peça fundamental para aplicar o growth na sua empresa. Contudo, quais devem ser esses profissionais?

Para o growth marketing:

  • especialista em marcas;
  • equipe de criação de conteúdo;
  • especialistas em aquisições ou vendas;
  • profissionais de redes sociais;
  • especialistas em SEO;
  • especialistas em atendimento ao cliente;
  • analistas de dados.

Para o growth hacking:

  • especialista em mídia;
  • analistas de dados;
  • especialistas em aquisições ou vendas;
  • profissionais de programação.

Saiba medir o sucesso

Todas as ações para seu negócio devem ser mensuráveis, e com a estratégia growth isso não é diferente.

Para saber se está no caminho correto é necessário ter controle se as metas comerciais foram atingidas, tanto em conquista de novos clientes quanto na manutenção de relacionamento com os pré-existentes. 

Além disso, é sempre bom ter em mente que o growth não funciona medindo cliques, likes ou outras ações de vendas diretas, mas sim na construção de conexão com as pessoas e oportunidade de consumo regular.

Dicas para usar o growth no seu dia a dia

  1. Confira o que as startups e os concorrentes estão fazendo, mas não os copie, é muito importante ser original;
  2. Tenha uma equipe multidisciplinar e com visões diferentes do seu negócio, sempre estimule novas ideias e não fique dentro de um padrão confortável;
  3. Analise dados regularmente, afinal, todas as mudanças são para trazer o crescimento do negócio;
  4. As mudanças devem ter sempre em mente a otimização de tempo, gerar menos gastos e aumentar a autonomia dos profissionais envolvidos.

A equipe da Creative House está pronta para auxiliar no crescimento da sua empresa utilizando growth! Vamos conversar?

 

Deixar um comentário: